sexta-feira , 27 fevereiro 2015
Última hora
Home » Tecnologia » TV Plasma e LCD: Diferenças e vantagens de cada uma

TV Plasma e LCD: Diferenças e vantagens de cada uma

Apesar de o ecrã de um televisor LCD e plasma parecer igual no exterior, ambos usam tecnologias diferentes. Os melhores de cada tipo de televisor são capazes de fornecer uma excelente qualidade de imagem, mas há pequenas diferenças subtis na natureza de cada imagem. O único ponto em que há consentimento é na longevidade das duas tecnologias, tanto os LCD como os plasmas podem durar 10 anos ou mais consoante o uso normal.

Nenhuma das tecnologias é melhor que a outra em todas as situações, há si razões para escolher uma tecnologia em vez da outra.

  • Vantagens de comprar um plasma.

Os plasmas custam menos quando comparado o tamanho do ecrã com os LCD. Por isso, com o mesmo orçamento pode comprar uma TV plasma de ecrã maior que uma TV LCD. Temos o caso dos plasmas 720p que acabam por ser vendidos a um preço excecional.

Uma boa TV plasma com contrastes ricos e níveis de preto pode dar-lhe imagens com aspeto natural e mais dimensional e cinemático do que um LCD, nem mesmo os LCD LED consegue providenciar estas características. Mesmo os LCD que possuem estes níveis de preto e contrastes perdem essa capacidade a não ser que esteja a ver TV através do ponto morto.

Os atributos que dão a aparência cinematográfica aos plasmas também ajudam na visualização de conteúdo em 3D. Até ver os estudos e testes em TV plasma 3D demonstram melhores resultados que os TV LCD em nitidez, detalhe das formas tridimensionais com grande detalhe HD, e muito pouco efeito de nevoeiro.

Com uma TV plasma a imagem parece praticamente a mesma de qualquer ângulo, o que é uma vantagem para caso hajam várias pessoas à volta do plasma para ver um programa. A maioria dos LCD apresenta o seu melhor apenas até determinado ponto de visão, nomeadamente à frente do ecrã, em que a imagem se começa a deteriorar à medida que se vai afastando lateralmente da TV, o mesmo acontece na vertical. Alguns dos novos LCD já apresentam um ponto de visão mais alargado, mas poucos conseguem manter a mesma qualidade de imagem que uma TV plasma.

Os conjuntos plasma são melhores que os LCD na demonstração de movimentos rápidos, não deixam arrastamento de imagem.

  • Algumas vantagens de comprar um LCD.

Praticamente todas as marcas de venda de televisões produzem TVs LCD, logo terá um leque de escolha maior, quer de modelos, quer de fabricantes. As poucas marcas de venda de plasmas são a LG, Panasonic, Samsung e a Sanyo (estas marcas também vendem TVs LCD). Logo vai haver preços mais acessíveis.

Os LCD estão disponíveis em todo o tamanho de ecrãs, desde os mais pequenos, com 20 polegadas, até aos maiores, com 55 polegadas ou mais. Vai desde monitores que pode usar em computadores até ecrãs que pode usar como um sistema de cinema em casa. As TVs plasma apresentam ecrãs apenas a partir de 42 polegadas até 65 polegadas ou mais. Se procura um televisor pequeno, tem mais variedade nos LCD.

Por norma os LCD são mais brilhantes que os plasmas e por esse motivo assimilam mais facilmente os contrastes em salas mais brilhantes. Outra diferença é que o ecrã dos LCD é fosco, que reflete menos que os ecrãs brilhantes dos plasmas, sendo por isso melhores para visualização durante o dia em salas bastante iluminadas ou para a noite em salas também bastante iluminadas.

Para visualização de conteúdos 3D Passivo, os conjuntos de TV LCD 3D usam vidros polarizados que são mais confortáveis à vista que os vidros ativos, e são muito mais baratos. E também turvam menos a imagem que os vidros ativos, resultando numa imagem mais clara e percetível. Comparando com os LCD que usam tecnologia 3D ativo, estes apresentam menos efeito de nevoeiro, mas mesmo assim mais que os plasmas com tecnologia 3D ativo.

Solução pata problemas e defeito TV Sansung liga e desliga

Os LCD estão a começar a vir equipados com luzes de iluminação retroativa denominadas por LED, isto nos modelos mais recentes, que leva a uma maior otimização da potência usada do que em LCD que usam luzes fluorescentes e os plasmas. Por isso, sempre que possível opte por modelos LCD que usem tecnologia LED para poupar na fatura de eletricidade e ser mais amigo do ambiente. Um LCD com iluminação fluorescente não poupará muita energia, salvo se comparado com um plasma de tamanho idêntico, que gasta a mesma energia que um LCD convencional, devido aos avanços tecnológicos que têm sido feitos.

Ambos os tipos de ecrãs planos conseguem reduzir este efeito, mas com uma TV LCD não há qualquer efeito de burn-in provocado por imagens estáticas. O burn-in é um efeito provocado por uma imagem estática durante muito tempo no ecrã que acaba por queimar pixéis, deixando uma marca da imagem estática para sempre no ecrã. Nos ecrãs de TV plasma esse efeito é mais preocupante em jogos de consola, ou outras imagens que fiquem estáticas durante muito tempo, como logotipos de operadoras, de programas, etc…

E pronto, apresentámos-lhe algumas das diferenças e motivos para decidir qual o melhor, se o LCD ou se o Plasma. Qual o que mais se adapta às suas necessidades?

Não deixe de ver isso

Como-Recuperar-a-Senha-do-Facebook

Vídeo tutorial: como mudar a senha do Facebook

Excelente vídeo em forma de tutorial que ensina como mudar o password ou senha da ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>