Home » Tecnologia » Recarregar baterias em 2 minutos será possível com a nova tecnologia

Recarregar baterias em 2 minutos será possível com a nova tecnologia

Com baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH), o tempo para chegar a três quartos da carga foi de apenas 2,7 segundos, atingindo 90% da capacidade em 20 segundos. Em cima, colocaram uma camada de opala (forma de sílica) para enrijecer a estrutura, cobrindo então com uma camada de níquel poroso.

Com tudo isso o desempenho de uma bateria comum chega próxima a de supercapacitores, inclusive na performance após o ciclo de cargas e descargas.

As baterias comuns de nossos equipamentos eletrônicos têm certos problemas, como a perda de desempenho após algum tempo de uso e, muitas vezes, a demora na hora de recarregar. Cientistas estão cientes disso e procuram resolver a questão, como no caso dos pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que divulgaram na semana passada no site científico da Nature um estudo com uma nova abordagem para diminuir drasticamente o tempo em que seu gadget vai ficar na tomada.

O estudo, no entanto, afirma que a técnica foi desenvolvida pensando em baterias pequenas, como a de smartphones, computadores e tablets. Para carros elétricos, que utilizam lítio-íon com o mesmo princípio, o desafio para adaptar a nova tecnologia seria muito maior.


Um comentário

  1. Rodolfo Piva

    Já é um bom começo… eu ficaria muito feliz em ter uma bateria dessas! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>