Home » Saúde » Como tratar furúnculo

Como tratar furúnculo

 

O furúnculo é uma entidade contagiosa mais saiba que possui tratamento, esta infecção é bastante comum mais bem simples de serem tratadas, muitas pessoas já se desenvolveram ou até mesmo tiveram contato com alguma pessoa que desenvolveu um furúnculo, como citamos esta é uma infecção contagiosa.

Sua definição:

O furúnculo trata-se de uma doença de pele onde o seu principal causador é uma bateria da família estafilococos, esta bactéria apresenta pouca manifestação clínica, mais, basicamente ela se restrita em uma formação inflamatória, isso ocorre sempre ao redor dos pelos.

Qual é a região mais acometida?

Qualquer parte do nosso corpo está sujeita a pegar um furúnculo mais na maior parte costuma aparecer nas regiões que possui dobras ou ainda que estão sujeitas ao atrito, um bom exemplo desta área são as nádegas e a virilha.

Em geral a manifestação desta bactéria ocorre da seguinte forma:

  • Aumento da temperatura local,
  • Surgimento de um nódulo doloroso,
  • Endurecimento regional,
  • A região infectada fica avermelhada.

Dependendo do caso ainda é possível visualizar um pequeno ponto de pus na região infectada, quanto maior for à evolução do problema, mais o nódulo tende a se romper, isso faz com que surja extravasamento da secreção dando enfim um lugar a uma ferida ulcerada.

Como é feito o tratamento?

Assim que for percebido que é um furúnculo procure imediatamente um médico, sempre através de uma avaliação de um especialista é possível que você inicie um tratamento adequado, este tratamento é baseado em algumas medidas como:

  • Sempre limpar o local com uma loção específica para a limpeza, esta limpeza deve ser realizada de duas a três vezes por dia.
  • De nenhuma maneira esprema o furúnculo.
  • Sempre realizar compressas com água quente na região que está afetada.

Vale lembrar novamente que esta é uma doença contagiosa por este motivo deve evitar o contato direto com a secreção, caso contrário pode haver infecções em outros lugares, para se prevenir faça coisas simples como sempre lavar as mãos, evitar usar toalhas ou roupas de outras pessoas e qualquer problema procure um médico.


Não deixe de ver isso

cianca-tablet-wifi

Alerta: WI-FI é perigoso para crianças e bebês mais do que se imagina

Um perigo eminente nos ronda, quem diria que um simples e aparente inofensivo sinal wi-fi pode trazer ameaças para os ...

Um comentário

  1. nome estranho! furúnculo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>